SEGUNDO
VYGOTISKY A ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA É SEGUNDO A QUAL O DESENVOLVIMENTO
HUMANO SE DÁ EM RELAÇÃO NAS TROCAS ENTRE PARCEIROS SOCIAIS, ATRAVÉS DE
PROCESSOS DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO. PROCESSOS DE INTERAÇÃO SÃO PROCESSOS ONDE O
INDIVÍDUO INTERAGE COM A SUA CULTURA.
MEDIAÇÃO PROCESSO QUE PODE OCORRER TAMBÉM ENTRE OS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE, EM SUAS TROCAS COMUNICATIVAS, ATRAVÉS DOS BENS MATERIAIS E SIMBÓLICOS CRIADOS PELOS MEMBROS DA COMUNIDADE, TERMOS PRESENTE NA OBRA DE LEV VYGOTSKY A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE MEDIAÇÃO É ALTAMENTE RELEVANTE PARA A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE PARA O LETRAMENTO; É ELA QUE PERMITE AO APRENDIZ PERCEBER A LIGAÇÃO DO SIGNO COM AS IDÉIAS VEICULADAS EM SUA COMUNIDADE DE PRÁTICA.
MEDIAÇÃO PROCESSO QUE PODE OCORRER TAMBÉM ENTRE OS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE, EM SUAS TROCAS COMUNICATIVAS, ATRAVÉS DOS BENS MATERIAIS E SIMBÓLICOS CRIADOS PELOS MEMBROS DA COMUNIDADE, TERMOS PRESENTE NA OBRA DE LEV VYGOTSKY A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE MEDIAÇÃO É ALTAMENTE RELEVANTE PARA A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE PARA O LETRAMENTO; É ELA QUE PERMITE AO APRENDIZ PERCEBER A LIGAÇÃO DO SIGNO COM AS IDÉIAS VEICULADAS EM SUA COMUNIDADE DE PRÁTICA.
A abordagem
sócio-intercionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação
com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização. Partir de um
processo anterior, d trocar, que possui uma dimensão.
IDÉIA CENTRAL:
ü O foco dessa concepção de aprendizagem está centrado
no aluno.
ü O professor assume o papel de orientador do
processo de ensino-aprendizagem.
ü O erro do aluno deixa de ser motivo de punição.
ü A análise do erro constitui um novo ponto de
partida para que o professor possa saber até que ponto o aluno aprendeu a
matéria e assim, possa replanejar suas aulas de modo a abordar o memo. Conteúdo
de forma mais criativa e dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário