domingo, 20 de maio de 2012


SEGUNDO VYGOTISKY A ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA É SEGUNDO A QUAL O DESENVOLVIMENTO HUMANO SE DÁ EM RELAÇÃO NAS TROCAS ENTRE PARCEIROS SOCIAIS, ATRAVÉS DE PROCESSOS DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO. PROCESSOS DE INTERAÇÃO SÃO PROCESSOS ONDE O INDIVÍDUO INTERAGE COM A SUA CULTURA. 
MEDIAÇÃO PROCESSO QUE PODE OCORRER TAMBÉM ENTRE OS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE, EM SUAS TROCAS COMUNICATIVAS, ATRAVÉS DOS BENS MATERIAIS E SIMBÓLICOS CRIADOS PELOS MEMBROS DA COMUNIDADE, TERMOS PRESENTE NA OBRA DE LEV VYGOTSKY A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE MEDIAÇÃO É ALTAMENTE RELEVANTE PARA A EDUCAÇÃO, E PRINCIPALMENTE PARA O LETRAMENTO; É ELA QUE PERMITE AO APRENDIZ PERCEBER A LIGAÇÃO DO SIGNO COM AS IDÉIAS VEICULADAS EM SUA COMUNIDADE DE PRÁTICA
.



A abordagem sócio-intercionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização. Partir de um processo anterior, d trocar, que possui uma dimensão.



IDÉIA CENTRAL:
ü O foco dessa concepção de aprendizagem está centrado no aluno.
ü O professor assume o papel de orientador do processo de ensino-aprendizagem.
ü O erro do aluno deixa de ser motivo de punição.
ü A análise do erro constitui um novo ponto de partida para que o professor possa saber até que ponto o aluno aprendeu a matéria e assim, possa replanejar suas aulas de modo a abordar o memo. Conteúdo de forma mais criativa e dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário