quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AVALIAÇÃO DESCRITIVA – III BIMESTRE/2011

A escola é: lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha que estuda que se alegra se conhece se estima: coordenador é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.

Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. (Paulo freire. Educador brasileiro).

No terceiro semestre a Carolina relacionou-se muito bem com o grupo. Ela é amiga de todos e não gosta de discussões. Chega ao colégio sempre feliz e, ás vezes, pergunta qual será a atividade do dia. Gosta de ser ajudante do dia, pois sempre ajuda os amigos com carinho. Adora entregar os materiais para eles e observa sempre os nomes dos amigos nos materiais para identificar de quem é.

Participa das aulas com interesse, mas é estimulada pela professora para expor seus pensamentos e seus conhecimentos sobre determinados assuntos, pois muitas vezes se inibe.

Nas atividades presta atenção quando a professora explica o que vamos fazer e se não entende pede ajuda para a professora ou para um amigo que esta ao seu lado. Carolina encontrava-se na fase de alfabetização silábica. Nesta fase, as crianças não estabelecem vínculo entre a fala e a escrita, ou seja, não fazem a correspondência entre as letras e os sons. Inicialmente, supõem que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar coisas. Muitas vezes criam suas próprias escritas e inventam formas gráficas (desenhos e garatujas), por exemplo: escrevia MEO para representar a palavra MEDO.

No final do semestre a Carolina apresentou um ótimo progresso. Começou a superar a hipótese silábica e perceber as unidades intra-silábicas. Nesta fase as crianças podem combinar só vogais ou só consoantes, fazendo grafias equivalentes para palavras diferentes ou podem combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda sua escrita socializável.

Gosta muito de músicas como ciranda-cirandinha, a canoa - virou, atirei o pau no gato entre outras. Fizemos atividades relacionadas às músicas como construção das frases com alfabeto móvel e ela se saiu muito bem. Gosta de ouvir histórias e de representar também, embora em alguns momentos ela demonstra-se um pouco retraída, mas nada melhor que um bom estímulo da professora para ela se sentir segura com a professora. Apresentamos um teatro do chapeuzinho vermelho os próprios alunos do III período com ajuda da professora para todos os alunos da sala. A Carolina representou muito bem seu personagem, era uma vovó. Ela mesma que confeccionou a máscara ficou fantástico e todos gostaram muito.

Identifica alguns números e associa-os com a quantidade.

Nas atividades que envolvem números associa-os as quantidades. Fizemos várias atividades com material jogo do bingo, onde foi feito com tampas de garrafas. A professora vai sorteando os números, quem acerta todos e fala bingo ganha o jogo. A Carolina adora jogar, esse jogo é muito bom, pois ensina a conhecer vários números.

Fizemos um passeio para observarmos projeto TAMAR com o objetivo de conhecer e aprimorar novos conhecimentos em relação à preservação pelas tartarugas marinhas. Quando chegamos à sala de aula, ele continuou participando ativamente das atividades relacionadas ao passeio.

Seus desenhos são criativos, embora algumas vezes a professora precisa estimular ela, pois faz depressa seus desenhos para brincar, mas nada que um bom diálogo, a professora a questiona seu desenho esta lindíssimo, mas você não acha que esta faltando algo? Então ela percebe o que esta faltando e coloca no seu desenho deixando-o caprichado.

Bons hábitos higiênicos e cuidados com seus pertences.

Alimenta-se bem durante os lanches e frutas.

Carol e uma criança muito atenciosa e muito educada. Apresenta bom desenvolvimento em seu processo de aprendizagem da língua inglesa. Executa todas as atividades e mostra uma boa compreensão dos conteúdos proporcionados. Relaciona-se bem com os colegas e professores e vem desenvolvendo bem sua oralidade. Em alguns momentos se mostra tímida, mas com auxilio dos colegas e de forma natural consegue superar com facilidade, não deixa de se expressar por sua timidez. Pelo contrario, fala bem diante dos colegas e professores mostrando sua opinião e suas experiências.

Estamos super feliz com o seu desenvolvimento e poder ter participado dessa etapa maravilhosa da alfabetização. Parabéns