quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COLÉGIO SANTA RITA DE CÁSSIA

Professora: Jaci Elizia de Sousa Nunes

PROJETO ANUAL

III PERÍODO

FLORIANÓPOLIS, 15 DE MARÇO DE 2011.

Justificativa:

O trabalho a ser desenvolvido com as turmas de Educação Infantil do Colégio Santa Rita de Cássia durante o ano letivo de 2011 dar-se –à contemplando as seguintes áreas : MOVIMENTO ; MÚSICA; ARTES VISUAIS; LINGUAGEM ORAL E ESCRITA; MATEMÁTICA; NATUREZA E SOCIEDADE; EDUCAÇÃO CRISTÃ.
As situações de aprendizagens serão organizadas através de atividades permanentes, projetos e outras atividades que fizerem necessárias.
Consideramos prioritariamente para realização deste planejamento a participação de nossas crianças. A bagagem de conhecimento da criança é imprescindível na construção do mesmo por ela. O educador deverá atentar-se às descobertas de aprendizagem das crianças para propiciar em todo processo a formação integral das mesmas.
A criança da educação infantil, necessita de um clima seguro, que a possibilite cada vez mais autonomia. Neste contexto estabelecer- se- à assim motivada frente a novos desafios.
Todas as atividades propostas deverão ser voltadas para o desenvolvimento integral do aluno.

A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. Nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz-de-conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo cultura. (Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, p. 06, parecer 20/2009).



CONSIDERAÇÕES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

1) A fase de desenvolvimento das crianças, suas características e possibilidades corporais;
2) Hábitos de saúde, higiene e nutrição, que propiciaremos a criança adquirir, considerando o próprio corpo, o espaço de convivência e a saúde coletiva;
3) A seleção de assuntos que façam sentido para a criança, a fim de que ela tenha uma atitude ativa na produção de seu conhecimento inclusive no que diz respeito à rotina de classe.

Objetivo Geral:

Durante todo o ano, as atividades deverão contribuir para que os alunos sejam capazes de:

1) Estabelecer relações sociais em âmbito cada vez mais amplo;
2) Observar e explorar o ambiente;
3) Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo, formando uma imagem e adquirir hábitos de saúde e bem estar;
4) Atuar de forma autônoma em suas atividades habituais adquirindo segurança afetiva e emocional e desenvolvendo suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo;
5) Estabelecer vínculo com adultos e com seus iguais respondendo aos sentimentos de afeto, respeito à diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
6) Utilizar a linguagem verbal de forma ajustada as diferentes situações de comunicação habituais para compreender e ser compreendido pelos outros. Expressar suas idéias, sentimentos, experiências e desejos;
7) Desenvolver as capacidades de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Objetivos específicos:

· Socializar-se com as crianças e com os adultos do colégio, estabelecendo um vínculo afetivo entre eles;

· Compreender a origem da linguagem escrita;

· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo, utilizando diversos gestos e ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

· Identificar alguns cuidados que devemos ter com o nosso corpo, como higiene e alimentação;

· Compreender o verdadeiro significado da Páscoa;

· Criar o hábito de leitura;

· Reconhecer a importância das profissões em nossa sociedade;

· Identificar os integrantes da nossa família;

· Reconhecer e valorizar os números;

· Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado soluções e procurando compreendê-las, manifestando suas opiniões próprias sobre os acontecimentos;

· Brincar com as brincadeiras antigas;

· Identificar a festa junina como parte da nossa cultura;

· Compreender a função social da escrita e da leitura em nosso cotidiano;

· Identificar algumas características em réplicas de obras conhecidas;

· Socializar-se com as outras crianças.

· Comemorar o dia dos pais;

· Valorizar as diferenças étnicas dos povos;

· Identificar as músicas, parlendas, brincadeiras, adivinhas como parte de nossa cultura.

MOVIMENTO

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança. (PCN, 1998, p. 15, Vol. 3)

Para crianças de 4 a 6 anos, consta-se nesta faixa etária uma ampliação do repertório de gestos instrumentais que contam com progressiva precisão. Esses atos exigem coordenação de vários segmentos motores e o ajuste a objetos específicos, como recortar, encaixar peças de diferentes tamanhos.

OBJETIVOS:

  • Controlar movimentos, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando habilidades motoras.
  • Explorar as qualidades dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
  • Utilizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento.
  • Conhecer seu próprio corpo e seus limites. Desenvolvendo atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

ATIVIDADES:

Lateralidade: trabalhar inicialmente com a mão direita. Amarrar uma fita colorida no braço direito em todas as crianças e fazer brincadeiras de levantar o braço direito (referência) e depois o esquerdo.

Pedir aperto de mão com a mão direita e depois com a esquerda.

Utilizar música, desenvolvendo a atenção para ambos os lados. (ir para o lado direito, ir para o lado esquerdo)

Colocar fitas na mão direita de um grupo e na mão esquerda em outro grupo. Brincar como se fosse morto vivo, mas somente levanta e abaixa quem tem a fita na direção solicitada.

Tirar o calçado e colocar apenas o pé solicitado (direito ou esquerdo), entre outras brincadeiras.

Brincadeiras para movimentar-se:

Dança da cadeira

Dança da Laranja

Corrida do Ovo

Amarelinha

Pular corda

Caminhar sobre bancos e obstáculos

Brincadeira da estátua

Ovo choco

Acertar a bola no alvo

Pular de um pé só

Morto Vivo

Estourar balão com corrida ou sem.

Ginástica

Subir e descer (obstáculos)

Basquete

Futebol

Brincadeiras em sala (casinha, pistas de corrida, brincar por livre escolha...)

Jogos com regras.

Obs: Estas brincadeiras para o movimento estão inclusas também na educação Física.

MÚSICA

Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento. Presente no cotidiano de modo intenso, no rádio, na TV, em gravações, jingles etc., por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas ou pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social, a linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como: produção, apreciação e reflexão. (PCN, 1998, p. 48, vol 3)

OBJETIVOS:

  • Identifica e explorar elementos da música.
  • Expressar-se e interagir com os outros.
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de diferentes tipos e composições musicais.
  • Distinguir sons de diferentes instrumentos.
  • Acompanhar o ritmo

Atividades:

Jogo de palmas (lá em cima do piano...)

Sons com a boca

Sons com o corpo (Uma criança fica escondida e faz um som com a boca e outro com o corpo. Os demais têm que descobrir como foi feito o som e imita-lo)

Imitação: animais, pessoas, meios de transporte e comunicação.

Distinção de sons graves e agudos. (no som grave devemos sentar e no som agudo ficar de pé. Quem erra sai da roda até ficar uma criança só).

Bingo Sonoro: cada criança recebe uma cartela com figuras variadas entre objetos e animais. (Quando escutar o som correspondente completar com feijão)

Instrumentos musicais: proporcionar o contato com diferentes instrumentos e fazer a distinção dos mesmos.(violão, flauta, etc...)

Música Clássica e Instrumental: criar o hábito de ouvir também músicas clássicas em diferentes momentos como na hora da atividade e do sono. Assistir um vídeo de alguma orquestra.

Música infantil e popular: cantigas de roda com as músicas infantis populares e novas.

Permitir que as crianças demonstrem o que costumam ouvir em casa e socializar na turma. (tomar sempre o cuidado com o tipo de música e a letra da mesma).

Ritmo e expressões: trabalhar o ritmo com palmas e sons do corpo, ou ainda com algum instrumento.

Perceber as expressões que a música transmite, como alegria, tristeza e agitação.

Parlenda e trava-língua. (As parlendas propriamente ditas e as mnemônicas são rimas sem música.)

Jogo da memória sonoro: Utilizar diversas caixas com o mesmo tamanho. Colocar diferentes materiais dentro (arroz, feijão, areia, bolinha de gude, moedas, pedras, papel...). Utilizar sempre duas caixas para cada material, para que a criança consiga procurar o som.

Materiais: utilizar materiais diversificados para demonstrar alguns sons da natureza ou outros. (caixa de pizza com areia dentro, parece com o barulho do mar. Folhas de raio X, imitam um trovão...)

ARTES VISUAIS/PLÁSTICAS

A presença das Artes Visuais na educação infantil, ao longo da história, tem demonstrado um descompasso entre os caminhos apontados pela produção teórica e a prática pedagógica existente. Em muitas propostas as práticas de Artes Visuais são entendidas apenas como meros passatempos em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados. (PCN, 1998, p. 83, vol. 3)

As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. (PCN, 1998, p. 89, vol. 3)

OBJETIVOS:

  • Produzir trabalhos por vontade própria, utilizando a linguagem do desenho, da pintura.
  • Proporcionar o contato com colagem, modelagem e diferentes texturas.
  • Desenvolver o gosto pela construção do trabalho, o cuidado e o respeito.
  • Desenvolver a capacidade de interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e com obras as quais tiverem contato. Sejam regionais ou internacionais, ampliando desta forma sua cultura.

ATIVIDADES:

Recortes: proporcionar recorte com diferentes texturas (revistas, jornais, creative paper, tecido, barbante....)

Colagem: Utilizar os diferentes recortes para efetuar colagem. Usar também: lã, folhas secas, botões, palitos de picolé...

Massinha: manusear massinha com forminhas diferentes e outros objetos como palitos, canudos...

Argila: manusear argila na tentativa de criar algo. Deixar secar e depois pintar com guache.

Argila: Confeccionar com a turma o alfabeto móvel ou números, pintar com eles e utilizar também para montagem do nome (fazer letras repetidas) guardar em uma caixa apropriada.

Obras de arte: mostrar algumas obras de pintores famosos.(explicar o que é museu)

Cantinho das artes: diferentes formas de pintura (em anexo)

Giz de cera e lápis de cor: realizar também o contato com estes materiais frequentemente de uma forma mais espontânea.

Imagens: identificar imagens (revista) mostradas pelas professoras e criar algo a partir disto.

Areia úmida: usar areia úmida ou seca em um tabuleiro (plasticidade, coordenação motora fina). Pode-se trabalhar com o nome próprio, números, formas e quantidades.

Noção de espaço: realizar pinturas que exijam noção de espaço, como dentro, fora, em cima, em baixo, direita e esquerda.

Com uma caixa grande, efetuar a brincadeira de entrar e sair da caixa, utilizando os lados esquerdo e direito.

Contornos: efetuar contornos (ex: nas formas geométricas) com lápis de cor, em cima dos quadrados, triângulos e retângulos. (coordenação motora fina) incluir as interdisciplinas.

Obs: realizar uma exposição dos trabalhos realizados com pintura em um lugar diferente (ex: Super mercado).

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. (PCN, 1998, p. 116, vol. 3)

OBJETIVOS:

  • Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.
  • Conhecer diferentes gêneros orais e escritos.
  • Participar de situações de intercambio social contando suas vivencias, ouvir as de outras pessoas.
  • Elaborar e responder perguntas.
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas, jornais...
  • Ouvir textos lidos, apreciar a leitura.
  • Desenvolver o interesse pela escrita, ainda que não de forma convencional.
  • Reconhecer seu nome escrito e identifica-lo.
  • Realizar escolha de livros para manusear e apreciar, inclusive poesias.

ATIVIDADES

Trabalhar o nome próprio (ficha do nome, chamada, brincadeira com os nomes)

Alfabeto exposto e móvel, com identificação ou exemplo em cada letra.

Confecção do alfabeto para expor em sala, com indicações de cada letra inicial, realizado em conjunto com a turma.

Literaturas diversificadas lidas pelas professoras

Livros de imagens, para construção de história coletiva e individual.

Literaturas diversificadas para manuseio individual com a orientação das professoras

Textos coletivos e individuais

Esquema corporal (será realizado um desenho do esquema corporal, individual, todo o mês, para perceber a evolução da criança no decorrer do ano).

Quebra- cabeça

Jogos de memória

Brincadeiras com as letras (estourar balão com letra dentro para tentar indentificar)

Baú com letras (com os olhos fechados cada um tira uma letra até acertar)

Procurando meu nome ou letra inicial (mistura-se os nomes em uma cesta com alguns objetos e cada criança tem que achar o seu)

Massinha comestível: tentar formar a letra inicial. O objetivo é: quem conseguir pode comer a letra depois.

Recortar imagens grandes que cada uma represente a primeira letra da cada nome das crianças. Ex: BOLA/BRUNA (memorização) ou ainda uma ficha maior com mais palavras. Ex: BOLA/BONECA/BRUNA.

Em atividade da primeira letra do nome, a criança segura a letra na mão e visualiza. Depois tenta escreve-la no ar com os dedos.

Caixa surpresa: fazer uma caixa com pequenos objetos e trabalhar com eles a construção da história onde cada um expressa o que pode acontecer na história através do objeto retirado da caixa. (deixar cada um pegar um objeto diferente).

Poesias: ler poesias conhecidas e identificar seus autores. (pode-se representar várias poesias com figuras ou desenhos).

Dona Literatura:

Um avental com vários bolsos, onde será colocado literaturas e personagens para representar as histórias.

A dona Literatura pode aparecer em qualquer lugar, para ler uma história. (parque, sala, refeitório, cabana....)

NATUREZA E SOCIEDADE / FORMAÇÃO HUMANA

Dada a grande diversidade de temas que este eixo oferece, é preciso estruturar o trabalho de forma a escolher os assuntos mais relevantes para as crianças e o seu grupo social. As crianças devem, desde pequenas, ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo. Podem também trocar idéias e informações, debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representálas, aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por que as idéias mudam ou permanecem.

Vamos concentrar o objetivo do tema na formação humana, focando os valores para crescimento pessoal.

OBJETIVOS:

  • Estabelecer relação entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.
  • Valorizar a importância da preservação do meio ambiente e das espécies para a qualidade de vida humana.
  • Definir a importância da formação humana desde a infância, definindo regras e limites coletivamente.
  • Perceber a diferença entre alimentação saudável e alimentação “artificial”.
  • Desenvolver a autonomia, definindo o gosto e a escolha.

ATIVIDADES:

Inicialmente enviaremos uma tarefa aos pais, onde terão que representar frases como: podemos, não podemos e devemos, relacionando regras, alimentação e higiene. Desta forma os pais participaram da elaboração de conceitos em conjunto com os filhos e professoras.

No segundo momento, ou na volta das tarefas, vamos expor para o grupo cada frase e sua respectiva figuras, trabalhando cada uma delas.

As frases envolvem princípios básicos de convivência e meio ambiente.

Para desenvolver a autonomia, proporcionaremos o respeito a individualidade e o tempo de cada um.

Atividades simples como: servir-se sozinho, escovar os dentes, trocar as roupas, guardar seus pertences pessoais, auxiliar um colega, usar o banheiro corretamente, respeitar ao próximo.

Questões como preservação ambiental e dos seres que nela habitam, são rotineiras e lembradas/trabalhadas no dia-a-dia.

Conhecer lugares e paisagens, mesmo que por imagem para assimilar a diferença/igualdade com o lugar em que vivemos.

Perceber a evolução de algum ser vivo (animal) ou (planta) em sala, cuidando do mesmo em conjunto.

Conhecer os fenômenos (possíveis) da natureza. Representar a chuva, sol, raios, trovões....

Com uma caixa (preferencialmente vermelha) para chamar a atenção, colocar dentro um espelho. Fazer uma pequena abertura, onde individualmente cada um possa olhar o que tem dentro da caixa. Não pode contar para os colegas. O objetivo é ver através do desenho como a criança se vê.

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MATEMÁTICA

As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. (PCN, 1998, p. 213, vol. 3)

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os números, as operações numéricas e as contagens orais.
  • Formular hipóteses, situações problemas e resultados, utilizando a linguagem oral e material concreto.
  • Permitir e valorizar os conhecimentos prévios, usando-os como base para ampliação de novos conhecimentos.

ATIVIDADES:

Apresentação dos números de 0 à 10.

Confecção dos números de 0 à 10.

Colagem das quantidades de 0 á 10 em conjunto com o grupo (serão escolhidos vários objetos diferentes e colocado a disposição do grupo. Para cada número as crianças irão escolher os objetos e a quantidade deles correspondente. Não serão utilizados objetos iguais em um mesmo número)

Calendário e dias da semana: iremos acompanhar com a turma o calendário, fazendo um X do dia referido até completar o mês correspondente. No dia em que há aniversariante será pintado este dia pela criança. Para representar e acompanhar os dias da semana, confeccionaremos uma mão em E.V.A onde cada dedo representa um dia da semana, que será marcado com uma estrela.

Jogos: boliche (pode ser de garrafas, mas as garrafas não devem conter números, pois a criança pode se confundir com a quantidade que derrubou e a quantidade que esta marcando na garrafa, por isso iremos apenas contar quantas foram derrubadas)

Garrafas pet com o número fixado: fazer uma abertura na garrafa para colocar tampinhas dentro. O jogo é realizado com um dado. A criança joga o dado e se cair, por exemplo, o número 5, ela vai procurar a garrafa que contém o número cinco e colocar cinco tampinhas dentro. O jogo pode ser realizado também com dois dados para efetuar a soma dos resultados.

Brincadeira da amarelinha: jogar a pedra no número e não colocar o pé onde está a pedra.

Corrida de carrinhos: fazer uma pista de corrida para carrinhos pequenos. Colocar números nos carrinhos e brincar de corrida. Ver quantas vezes o mesmo carrinho venceu e fazer uma tabela.

Formas geométricas: apresentar as formas geométricas. Proporcionar o contato com as diferentes formas. Recortar e colar as formas geométricas. Criar desenhos com as formas geométricas. Jogos de memória com as formas geométricas.

Caça ao tesouro: fazer uma mapa com indicações numéricas para dar pistas e chegar ao tesouro. (por exemplo: você esta no número 3 ande mais 3 passos para chegar ao número 6)

Seqüência lógica: com bolinhas de isopor de diferentes tamanhos (do menor para o maior e o maior para o menor)

Seqüência lógica: com figuras que representem acontecimentos (seqüência)

Quantidade (líquido): com potes de tamanhos e formas diferenciados, usando a mesma quantidade de líquido. Observar a percepção das crianças para qual pote acham que tem mais ou menos.

Escrever os números de 0 à 10 com as crianças e deixar que eles passem (areia, lixa, cola colorida) para ficar em relevo. O objetivo é que cada um possa depois de pronto passar os dedos para observar o contorno.

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS

PIC-NIC – Local a ser definifo

Atividade especial: fazer uma atividade especial por semestre em cada período (vespertino)

Passeio: Nos arredores do colégio (a pé) para conhecer as ruas e proximidades.

Desfile de moda: um dia diferente usando roupas diferentes (pai, mãe, fantasias)

Participação dos pais: convidar algum pai para promover uma oficina com as crianças.

Receita: fazer com a turma receita de algo gostoso para comer em sala (bolo, sanduíche, brigadeiro, vitamina).

Pintura de rosto: além a pintura tradicional, proporcionar um dia para pintura de rosto.

Mascote: confeccionar com a turma um mascote. Cada um leva para casa um fim de semana, assim poderão aprender a ser mais responsáveis com seus pertences e a ser mais cuidadosos com os amigos.

Experiências: que demonstrem fatos e acontecimentos com o meio ambiente.

Obs: em todos os eixos podem haver modificações ou acréscimos de atividades.

Devido ao grande número de possibilidades de trabalho em cada eixo, escolhemos o que é mais “adequado” para a faixa etária do III PERÍDO.

AVALIAÇÃO

Avaliação Formativa: realizada ao longo do processo de ensino. Verifica se os objetivos previstos – aquilo que se espera que o aluno/criança aprenda estão sendo atingidos. Informa tanto ao professor como ao aluno sobre o rendimento da aprendizagem. Contribui para que sejam identificadas as dificuldades relacionadas à organização de ensino. No entanto, será realizada de forma descritiva, dentro dos parâmetros da educação infantil. Ao final de cada semestre.